Por dentro do Direito Penal

Hoje vamos falar um pouco sobre uma de nossas áreas de atuação no escritório: o Direito Penal.
Essa é a área do Direito destinada a resolver conflitos de violação de leis tanto para pessoas jurídicas como físicas.

O Direito Penal é uma das mais amplas áreas de atuação dentro da profissão. A gama de possibilidades é bastante estendida para quem deseja seguir a carreira jurídica. O recente fenômeno das grandes operações de combate ao crime instauradas em todos os cantos do país trouxe ainda mais evidência ao ramo.

Advogados que atuam nessa área têm uma gama enorme de possibilidades a serem exploradas, haja visto que terão a oportunidade de lidar diretamente com diversos tipos de crimes. A lista vai desde os do “colarinho branco”, denominados crimes econômicos, muito em evidência atualmente no Brasil, ao tráfico, não menos propagado em nosso país.

É possível afirmar, então, que quem escolhe o Direito penal está diante de uma das áreas mais dinâmicas dentro do Direito e tem a missão de atuar numa das principais profissões do ramo, como advogado criminalista.

Trata-se de um profissional com papel fundamental no âmbito social, justamente por atuar na proteção de direitos fundamentais do cidadão, como o direito de ir e vir e a liberdade individual.

A atuação do advogado criminalista (ou penalista) vai muito além do escritório ou tribunal, o que acaba o diferenciando de advogados especializados em outras áreas do direito. O criminalista está envolvido em todas as fases do processo. Um exemplo é o caso de mandado de prisão, em que, em muitos casos, ele é o único com autorização para visitar o cliente na penitenciária.

Aqui estão algumas das principais ferramentas que um advogado da área penal pode lançar mão durante a defesa de um cliente: pedido de habeas corpus, relaxamento ou revogação da prisão, revisão criminal, recursos, pedido de liberdade provisória etc.

Deixe um comentário