Como criar um programa de compliance em minha empresa?

A consultoria em compliance é uma ferramenta que tem se tornado
cada vez mais importante para a administração saudável de grandes e pequenas
empresas. Mas qualquer um pode aplicar?
É importante salientar que não. O compliance exige a aplicação de técnicas específicas de administração e gerenciamento, especialmente voltadas para o combate à corrupção. Por isso é fundamental a consultoria de um especialista no assunto.
O compliance exige, entre outras ações, a aplicação de um código de conduta, que servirá para orientar a ação de todos que compõem o quadro de colaboradores da empresa, incluindo diretores. A linguagem deve ser simples, objetiva e de fácil entendimento.
Este especialista será responsável por uma análise aprofundada acerca dos principais riscos de corrupção que a empresa pode estar exposta.
Gestores devem atuar como tal dentro do sistema e servirem de exemplo para a conduta de seus colaboradores. É primordial atuar sempre com lisura e ética. Dentro do programa, é importante engajar a equipe, para que todos tenham conhecimento e entendam o processo. Esse é um ponto importante para a concretização do compliance empresarial. Criar um canal eficiente de comunicação interna permanente é uma alternativa que muitas empresas têm aplicado com sucesso.
Ainda neste papel de padronização de processos, o estabelecimento de políticas e procedimentos ajuda a afastar más condutas. Com tudo isso, a empresa preserva sua imagem, evita riscos e mostra ao colaborador e também a seus clientes que é exemplo de gestão.